Solução: Erro ao enviar e-mail usando conta externa no Gmail

Quando descobri esta função de enviar e receber e-mail de outras contas usando a minha conta do Gmail, foi simplesmente um alívio não ter que todos os dias acessar mais de 5 contas em servidores diferentes para verificar notificações de contas em forums mundiais, lojas e muitos outros.

Muitos dizem que usar apenas uma conta é mais prático, também acho, mas se usarmos a mesma conta de e-mail para cadastro em lojas virtuais, forums e outros milhares de sites, além de ser um risco e ainda é um grande desafio abrir sua conta de e-mail e encontrar em meio a centenas de mensagens inúteis, seus e-mails importantes.

Por isso é sempre bom termos uma conta de e-mail para receber coisas uteis e outros para cadastros em sites e outros que você simplesmente não quer ficar lendo toda mensagem que recebe, mas em um belo dia você simplesmente precisar de uma mensagem, basta acessar e pesquisar pela mensagem desejada.

Já uso este serviço do Google a um bom tempo e realmente é bem mais comodo você acessar sua conta e ler apenas os e-mails necessários e em outros (com marcadores) só marcá-los como lidos. Mas, de um tempo para cá após a atualização do servidor de onde hospedo meu endereço de e-mail, começou a dar erro ao enviar emails.

A mensagem segue abaixo mais detalhes: 

Delivery to the following recipient failed permanently:

nome@e-mail.com

Technical details of permanent failure:
Google tried to deliver your message, but it was rejected by the relay mail.nome.com.br by mail.nome.com.br. [000.000.000.000].

The error that the other server returned was:
535 Incorrect authentication data
(SMTP AUTH failed with the remote server)

Solução para o erro ao enviar mensagem usando endereço externo

Para resolver este problema, é bem simples: basta algo bem simples para resolver este erro sem complicações. Para isso, siga os passos abaixo para ter sucesso na configuração correta para sua conta Externa no Gmail.

  1. Acesse sua conta no GMAIL
  2. Vá até a engrenagem na parte superior direita da tela do GMAIL e clique nela
  3. Escolha a opção “Configurações
  4. Agora clique na guia “Contas e importação
  5. Localize o endereço de e-mail desejado (que está dando erro ao enviar) e clique em “editar informações
  6. Na janela que for aberta, clique em “Próxima etapa
  7. Preencha o campo “Servidor SMTP” com o endereço SMTP  do servidor do seu e-mail EXTERNO
    Nota: Para servidores próprios, ou seja usando um endereço de seu site como “seunome@seusite.com.br, geralmente pode-se usar “mail.seusite.com.br”, caso não funcione assim, entre em contato com seu serviço de hospedagem para obter as informações corretas.
  8. Agora preencha o “Nome de usuário” com seu endereço de e-mail “seunome@seusite.com.br” (endereço deve ser correto)
  9. Digite a senha do seu e-mail externo (não é a senha do GMAIL) e selecione a porta 587
  10. Marque a opção “Conexão segura usando TLS (recomendado)
  11. Então para finalizar, clique no botão “Salvar alterações
  12. Volte para a tela principal do GMAIL e teste o envio de mensagens usando seu endereço externo

Veja as imagens abaixo para maiores detalhes

Configurando conta externa no Gmail - resolve

Configurando conta externa no Gmail.

Configurando Conta Externa no Gmail - solutions erro

Configurando Conta Externa no Gmail – solução erro

 

Nota
Não se esqueça de definir a senha também em “Receber e-mails de outras contas (usando POP3)”  para seu e-mail, para que você possa receber suas mensagens normalmente.

 

Dúvidas, pergunte!

Compartilhe isto:

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS