Saiba como proteger seu smartphone de vírus

As novas tecnologias disponíveis nos smartphones são capazes de propiciar mais comodidade e facilidades aos usuários. Mas infelizmente, tem uma coisa que pode estragar tudo isso: Os vírus. Isso mesmo! Os grandes inimigos do PC também podem invadir seu smartphone e te dar uma tremenda dor de cabeça.

Para evitar que essa “praga” atinja o seu aparelho você deve tomar algumas medidas, que são parecidas com as que você toma para proteger o computador:

Antivírus

Algumas das principais empresas de segurança eletrônica oferecem antivírus para celular com sistema operacional Android e Windows phone . No entanto, essa medida de segurança pode não ser uma boa para um aparelho básico, isso porque, os antivírus para smartphones consomem muita memória.

Para IOS, a medida funciona melhor porque a Apple oferece uma memória maior para seus aparelhos, e a eficiência dos antivírus para IOS também é um pouco superior aos demais.

Vale lembrar que menos de 4% dos smartphones vem com proteção para vírus.

Outras medidas de proteção

  • Se você não tem antivírus, não se preocupe. Há algumas medidas que vai te proteger contra esse problema:

 

  • Não abra e-mails com remetentes suspeito

 

  • Não clique em links desconhecidos.

 

  • Cuidado com o Bluetooth, só ative-o quando for usar. Muitos vírus se propagam por meio do Bluetooth, portanto, cuidado.

 

  • Não saia instalando qualquer aplicativo. Apenas os confiáveis. Aplicativos para Windows Phone e Android podem vir com vírus. E por terem milhões de opções, os usuários podem sair testando vários. Não faça isso. Uma dica legal, é ver as avaliações do aplicativo feitas por outros usuários.

Como saber se meu celular está com vírus?

Celulares infectados geralmente tentam se conectar com outros aparelhos por Bluetooth, enviam SMS para a lista sem autorização. Outro sintoma de vírus no smartphone é a duração irregular da bateria. Então, fique atento a esses problemas.

Meu celular está infectado, e agora?

Há alguns procedimentos e programas que prometem tirar os vírus dos aparelhos, no entanto, a eficiência dessas medidas ainda não foi comprovada.

O ideal mesmo é formatar o aparelho e instalar todos os aplicativos novamente.

Compartilhe isto:

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS