Nestes feriados, em especial final de ano, o que acontece em muitos casos, são, aparelhos perdidos, roubados e por ai vai. Isto não é algo difícil de acontecer, mas recuperá-los é algo quase impossível que aconteça.
O que fazer nestes casos? Bem, vamos dar algumas dicas, mas sabemos que nenhuma delas terá exito sem que você as aplique.

Telefone roubado, perdido

Telefone roubado, perdido

O que fazer após ter o aparelho celular, tablet ou iPad com 3G incluso ou outro dispositivo higth-and roubado?

Os passos são simples, veja como proceder
1. Ligue para sua operadora e solicite o bloqueio do mesmo, informando o IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) do aparelho e o número do chip que se encontra nele (se este tiver suporte e estiver usando um chip)
2. Vá a uma delegacia ou ponto de apoio policial mais próximo e solicite um Boletim de Ocorrência (BO)
3. Ligue novamente para a operadora e informe o número do BO para que confirme a sua solicitação

OBS:
a)O bloqueio pode ser feito idependentemente de você ter comprado o gadget em uma loja física, virtual ou outra e mesmo que não tenha nota fiscal (NF).
b) Para bloquear a linha móvel, você precisa ter em mãos ou na memória os seguintes dados: RG, CPF, Endereço e nome completo do titular.
c) Para bloqueio do aparelho celular, você precisa apenas do IMEI do mesmo. Por isso você deverá já ter esta informação salva em algum lugar (para descobrir o IMEI do aparelho, digite: *#06#, irá aparecer o número de série/IMEI na tela contendo 15 dígitos).

Cada número de gadget bloqueado para lista CEMI (Cadastro de Estações Móveis Impedidas) ou popularmente chamada BlackList ou Lista Negra das Operadoras de telefonia.
Para você ter uma idéia, esta lista contém em média cerca de 4 milhões de IMEI cadastrados nela.

Como funciona o CEMI ou blacklist
Todos os IMEI cadastrados lá, estão à disposição para consulta por meio das operadoras de telefonia móvel. Todas vez que você liga seu celular com um Chip inserido, ele precisa fazer uma altenticação ou registro na rede móvel, porem antes de fazer este proceço, o seu IMEI é consultado pelo sistema na lista para ver se o mesmo encontra com o impedimento de prosseguir, caso esteja tudo OK, ele realiza o registro na rede e então fica disponível para realizar e receber chamadas, mensagens, navegar na Internet móvel e outros.

Dicas
É sempre muito bom você aproveitar a tecnologia disponível em seus Gadgets, tais como GPS. Como nos cados dos dispositivos da Apple, sempre instale e pesquisem como funciona o Apple iCloud (link), que pode ser usado para você rastrear seu aparelho. No caso do demais que usam Android (link), pesquisem na Google Store que existem Apps (grátis e pagas) disponíveis para rastreio de aparelhos, já no caso dos aparelhos equipados com Windows Phone, pode ser usado em sua própria conta no site do Microsoft Windows Phone (link).

OBS: Caso tenha alguma dúvida se o seu aparelho suporta o sistema de rastreamento, poderá entrar em contato com o fabricante do mesmo.

Via Baboo 

Compartilhe isto:

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS