O Horário de verão é um ajuste feito nos relógios, que é feito em determinada época do ano para que possamos adaptar nossas rotinas e aproveitar melhor o tempo em que o sol nasce e se põe,e para economizar as horas de luzes artificiais.

Embora se não fosse feito esse ajuste muito brasileiros iriam trabalhar depois do sol já ter nascido e sairia depois dele já ter se posto. O que forçosamente nos fariam usar mais energia artificial ou elétrica.

Porem é errado pensar que o horário de verão tem alguma coisa a ver com a estação, por que não tem.
Em alguns países do hemisfério norte, o sol se põe bem mais cedo no inverno, e no verão costuma estar claro ate ás 22 horas. E em resultado disso o horário de verão é adotado em quase todos os países do hemisfério norte. Apesar de algumas pessoas serem contra.

horario de verao - relógio tempo
(imagem: Correio de Uberlândia)

Enquanto no Brasil alteramos os nossos relógios de outubro a março em normalmente 1 hora, nos países do hemisfério norte eles alteram de março a outubro e o horário varia entre os países.
Os países do mundo que adotam o horário de verão são cerca de 30 e incluem: EUA, México e Canadá (exceto uma parte do norte do México e do sul dos EUA, e uma parte do Canadá, que já adotaram, mas não apresentam frequência), Europa, Rússia e norte da China, Egito, Namíbia, Austrália, Israel, Cuba, Brasil, Chile, Ilhas Malvinas, Paraguai, Palestina, Turquia, Tasmânia, etc.

O horário de verão foi usado na primeira vez durante a I Guerra mundial na Alemanha, quando eles precisavam economizar energia. Antes disso Benjamim Franklin já teria tido essa ideia, que foi materializada em 1907 por Willian Willet num panfleto intitulado “Waste of Daylight”, onde ele

propunha que os ingleses avançassem seus relógios 20 minutos nos domingos do mês de abril e o atrasassem na mesma proporção nos domingos de setembro.

Mais no Brasil o Horários de verão foi adotado em 1931, porem somente na região sul e de forma descontinua. Isso porque quanto mais próximo a região estaria da linha do Equador menor seria a variação nos horários.

O Horário de verão no Brasil começa no dia 20 de outubro e termina no dia 16 de fevereiro os relógios serão atrasados em uma hora.

Compartilhe isto:

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS