A um tempo vem circulando na net um falso e-mail em nome do Serasa, ou seja um falso e-mail onde o conteúdo se tenta enganar as pessoas. Segundo a Nodes Tecnologia, empresa responsável pelo antivírus Avira e outras soluções de segurança aqui no Brasil, a tática dos criminosos digitais é simples e funcional. Pois, consiste em dizer a sua vítima que o seu nome está sujo na praça, ou seja com restrições junto ao Serasa que é um órgão responsável por dados bancários cadastrais no Brasil.

Falso E-mail Serasa - Créditos Débitos

Como você pode observar na imagem acima, o falso e-mail do Serasa vem com um visual convincente de que realmente foi redigido por responsáveis do órgão. A mensagem contém uma notificação sobre débitos do internauta que se encontram pendentes e com um link para que a pessoa clique e veja mais detalhes sobre sua suposta dívida não paga. Mas, quando o usuário clica no link, esta URL falsa conduz o internauta a um aplicativo que será instalado em seu computador, este aplicativo é nada menos que um Malware, um Cavalo de Troia que será responsável por vasculhar seu computador em busca de informações bancárias e de cartões de créditos, caso encontre alguma desejada, a mesma será enviada para o criador do programa malicioso.

Segundo a Nodes Tecnologia, a mensagem parece mesmo real e é enviada pelo endereço “Serasa S/A@serasa.com.br”, possuindo até mesmo a logomarca do Serasa. O texto é bem escrito para passar seriedade e verdade na mensagem. Tudo bem escrito de uma forma que se a pessoa não tomar cuidado, ela pode ser enganada pelo falso e-mail, que cita até mesmo assuntos relacionados ao seu CPF de uma forma muito convincente.

Hoje como funciona o sistema de aviso sobre débitos em aberto
Tanto o Serasa, como outros órgãos de proteção ao crédito, entram em contato com as pessoas, somente via Correios, Telefone ou diretamente, nunca por e-mail.

Dica
Por isso, tome sempre muito cuidado quando receber qualquer e-mail falando sobre pendencias, sorteios, multas e outros que mechem com o seu psicológico.
Nunca, jamais clique em qualquer link que venha em um e-mail. Pois o mesmo pode te levar a um link que pode significar perda de dados, dados roubados, danos ao computador e muito mais.
Sempre que receber um link, tipo clique aqui, veja mais informações no link, nunca clique, sempre confirme se o e-mail é real ou falso, se possível, até mesmo entre em contato com a pessoa que te enviou o e-mail.

via Baboo

 

Compartilhe isto:

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS