Descubra 7 benefícios de tomar banho frio

Descubra 7 benefícios de tomar banho frio

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Descubra 7 benefícios de tomar banho frio

Cada dia mais popular, a prática de tomar banho frio tem sido indicada por muitas pessoas que já estão sentindo os benefícios. Mesmo que muitos tenham panico ao entrar debaixo de um chuveiro despejando água fria (principalmente em dias mais frios), muitos corajosos estão deixando os tremores de lado e assim usufruindo dos benefícios que o banho frio trás à saúde e ao bolso.

O banho frio, melhora a circulação sanguínea e saúde da pele, reduz dores e o melhor ainda, desperta a pessoa e deixa com mais disposição para começar o dia. Curiosamente, os banhos frios proporcionam uma sensação de bem estar e felicidade aos adeptos. Segundo uma pesquisa sugere, o banho frio melhora o desempenho dos impulsos elétricos nas terminações nervosas ao cérebro.

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Outra coisa que explica tais benefícios, é a conquista psicológica que temos ao ir além do que estamos costumados a fazer no dia a dia. Ou seja, adentrar num fluxo de água fria após sair da cama quentinha. E realmente, após tomar o banho que geralmente não dura muito tempo, mas causa um efeito bem maior do que tomar um banho super quente e demorado. Quem tem o hábito de tomar banhos frios, é que pode entender do que estamos falando sobre estes benefícios.

Se você ainda não experimentou, tente começar a experimentar quando iniciar o calor, evite ao máximo tomar banhos quentes e quando vier a estação fria, você já estará acostumado com banhos frios e poderá usufruir dos benefícios todos os dias, que além de ser uma sensação boa, ainda melhora sua saúde física e metal. Sem contar que a sua conta de energia, também sofrerá uma baixa considerável.

Veja os 7 benefícios comprovados:

1. Melhora a circulação sanguínea

A água em temperatura ambiente, é mais fria do que nossa temperatura corporal. Quando adentramos em água fria, nosso corpo “se esforça mais” para manter a temperatura que por sua vez a água fria faz cair e para isto é exigido mais da circulação sanguínea. Ou seja, o sistema circulatório tem que trabalhar mais, saindo assim da zona de conforto. Assim sendo, o sistema circulatório tende a ser mais eficiente quando tomamos banhos frios todos os dias.

O sangue fruindo melhor para a cabeça, ficamos mais alertas, dispostos e nosso cabeça funciona melhor. Sabemos bem que os banhos quentes, tendem a nos deixar mais relaxados e no geral com aquela preguiça, que se após o banho deitarmos um pouco, dormimos bem rápido. Mas, com o banho frio isso não ocorre, pois ficamos alertas por bem mais tempo.

2. Melhora a saúde da pele e dos cabelos

Algumas pessoas relatam que após começarem a tomar banho frio, a pele ficou mais bonita e saudável. Também que os cabelos se tornaram menos quebradiços e mais viçosos. Mas, se pararmos para pensar, realmente são benefícios que todos desejam para sua pele cabelos, as mulheres que o digam.

Realmente toda esta melhora se deve à melhor circulação sanguínea como citado no item (1) acima. Pois quando você está bem e disposto, todo o seu corpo tende a apresentar uma melhora em vários aspectos.

3. Redução de dores

Veja o caso de atletas que após ou durante uma competição sofre uma lesão muscular. Estes são inicialmente tratados com água gelada ou mesmo gelo sobre o local afetado e realmente, se você já passou por isso, sabe como dá certo alívio ao aplicar uma complexa de água gelada ou mesmo gelo sobre a área afetada.

Dados mostram que tratar lesões reduzindo a temperatura da uma área do corpo afetada, acelera a entrega de sangue mais quente e oxigenado ao local afetado. Assim sendo, melhora a dor e acelera a recuperação da lesão. O mesmo princípio se aplica a pessoas que têm algum problema de saúde crônico, como no caso de hipertensão e outros problemas de circulatórios, diabetes. Mas, lembrando que caso o banho frio esteja fazendo mau em algum dos casos crônicos citados, se deve consultar ao médico.

4. Te deixa mais feliz

Segundo algumas informações encontradas na internet, muitas pessoas estão tratando problemas de depressão dependendo da gravida, tomando banho frio com uma duração de até cinco minutos por três vezes por semana. O que segundo algumas pessoas, tem aliviado os sintomas da depressão em alguns pacientes. Se observarmos, o ser humano não tomou banhos quentes desde a sua criação. Pois os banhos quentes, só veio a ser comum hoje devido a descoberta do fogo e relacionados para esquentar a água. Mas, sem ir muito longe, veja o caso dos índios que não têm acesso à energia elétrica ou outras tecnologias para aquecer a água, acha que eles aquecem água em panelas para tomar banho? Bom, talvez não tomem banho todos os dias, mas quando tomam, no geral é frio. Sem criticar ninguém, mas quantos índios depressivos você conhece?

Em pessoas com depressão, uma bela ducha fria pode funcionar como uma espécie de terapia de eletrochoque em grau bem suave. No banho frio, são enviados muitos impulsos elétricos para o cérebro, o que causa uma boa sensação após. Te deixam mais alerta, suas disposição é melhor e em alguns casos, mais elétrico. Dopamina, serotonina, oxitocina, e endorfina formam o quarteto responsável pela nossa felicidade. Muitos eventos podem desencadear esses neurotransmissores, mas ao invés de esperar que eles fruam naturalmente, podemos intencionalmente fazê-los fluir por meio dos banhos frios.

Mas se você tiver depressão, não deve substituir seu tratamento por banhos frios – apenas combine o tratamento com o banho frio. E se observar que esta tendo uma boa melhora, poderá conversar sobre com seu médico.

5. Ajuda a perder peso

Temos dois tipos de gordura que são associados a nossa saúde. Por exemplo, a gordura branca é a gordura que está associada a condições como obesidade e doenças cardíacas, mas todos nascemos com a gordura marrom. Segundo alguns pesquisadores a gordura marrom desempenha um papel importante na saúde dos adultos. Os níveis saudáveis de gordura marrom indicam que a gordura branca esta em a nível aceitável para a boa saúde. E esta gordura importante, a marrom, ela é ativada pela exposição à baixas temperaturas.

Pessoas obesas, podem associal a boa alimentação com exercícios físicos e banhos frios. A boa alimentação ajuda seu corpo a controlar os níveis de gordura, os exercícios, ajudam a eliminar as gorduras causadoras de problemas e a água fria contribui para acelerar o metabolismo. A água fria ajuda a equilibrar os níveis hormonais e ajudam a recuperar o sistema gastrointestinal.

6. Ajuda a combater doenças comuns

Os leucócitos, ou glóbulos brancos são células produzidas pela medula óssea que têm a importante função de defender o organismo contra doenças, infecções e alergias. Então, o choque causado pela água fria na corrente sanguínea estimula os leucócitos. Assim sendo, tomar banhos frios pode aumentar a resistência a doenças comuns, como resfriados e gripe.

Segundo um estudo indicou, banhos frios poderiam tornar o corpo humano mais resistente a certos tipos de câncer. Uma pesquisa indicou que pessoas que tomaram banhos frios durante o período em que esta foi aplicada, se ausentaram menos vezes do trabalho.

7. Diminui gastos com água, eletricidade ou gás

Quem toma banhos quentes, geralmente tendem a ficar muitos mais tempo que o normal debaixo do chuveiro, o que acaba ocasionando no maior consumo de água e do recurso usado para aquecê-la. Uma atitude nada sustentável ou mesmo econômica. Já o banho frio costuma ser o tempo necessário, ou seja rápido e você se preocupa em sair rapidamente de debaixo do chuveiro.

Com a rapidez em que se toma um banho frio, você economiza água, eletricidade ou gás que usou para aquecer a água. Assim no final do mês você colherá os benefícios de banhos rápidos – uma conta de energia e água bem mais em conta.

 

Mediante a todos estes benefícios citados você ainda tiver dúvidas ou pavor de banhos frios, experimente pelo menos tomar banho frio uma ou duas vezes por semana em dias que não estiverem tão frios.

Dicas para começar a tomar banhos frios

  1. Comece o banho com o chuveiro ligado a uma temperatura aceitável e vá aumentando a quantidade de água e reduza a temperatura na chave seletora do chuveiro.
  2. Tente ligar o chuveiro no morno, entre debaixo e então desligue a fonte de aquecimento, seja elétrica, gás ou solar.
  3. Deixe o chuveiro no frio e então abra a água e entre de uma só vez debaixo e tente não se apavorar.

 

 

Espero ter ajudado você a se animar pelo banho frio.

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