Algo que é um fato hoje em dia, são empresas de softwares tais como Google estarem investindo em tecnologia de reconhecimento de você, tal como existe nos smartphones e agora caminhando para os navegadores e computadores. Mas, como tudo benefício, existem os malefícios que devem ser evitados pelo uso da tecnologia.
No Chrome existe uma brecha de segurança que foi considerada perigosa segundo um desenvolvedor web Tal Ater que pode ser usada por qualquer site mal-intencionado a que continue escutando o que está sendo conversado perto do computador, mesmo você já tendo fechado o recurso.

Navegador - Chrome

Navegador – Chrome


Mesmo o Chrome tendo recursos de proteção para evitar esta falha, a mesma não é difícil de ser burlada segundo o desenvolvedor.

Tal Ater até mesmo fez um vídeo para explicar o falha, confira abaixo:

Mesmo que para um site ter acesso ao microfone do seu desktop ou notebook, ele precisa de autorização do usuário. Porem para sites que usem certificado SSL (algo que não é difícil para um site conseguir – SSL ), podem ter a permissão salva no cache do Chrome para futuros acessos.

O navegador Chrome também exibe na parte de cima um aviso, indicando que o recurso está sendo usado. Algo normal, prático e muito recomendado nestes casos.

Porém, se o site for um mal-intencionado, ele pode abusar deste privilégio e ir além do que deveria. Por exemplo, de início pode ser uma chamada legítima apenas como isca para a pessoa permitir o uso do microfone, daí, pode usar algum processo oculto, tipo um pop-up oculto em algum canto da tela ou por baixo de algum anúncio e continuar gravando sua conversa sem permissão.

A falha foi reportada ao Google, já alguns meses, porem a empresa até o momento ainda não resolveu o problema, nem mesmo se pronunciou sobre o fato.

Como se proteger desta falha grotesca?
Bem, o fato é simples, basta não usar o recurso! Nem mesmo dar permissão à mesma que utilize o microfone de seu PC o Laptop.

Via Olhar Digital

Compartilhe isto:

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS